segunda-feira, dezembro 11, 2006

Parece... mas não é!


Parece que grande parte das pessoas que conheço tem vindo a abandonar o Hi5... não que seja contra o Hi5 ou outros do género - eu própria lá estive durante muitos meses - mas, de facto, a ideia generalizada que tenho vindo a constatar é a de que não traz qualquer benefício à vida de cada um. Aliás, às vezes até traz problemas. Foi essa a conclusão a que cheguei e me fez desactivar a minha conta, e é essa a justificação que ouço para as outras baixas.
Dos 1.500 amigos que constam de cada Hi5, conhece-se (nem) metade e, dessa metade, metade é mero conhecido ou colega e apenas meia dúzia é, na verdade, amigo. Afinal, parece que não passa de uma colecção de falsos amigos, de comentários de engate e de uma forma de conhecer gente que, às vezes, não passa do cenário virtual... Uau! Que amigos que nós somos!!!
Contudo, quer-me parecer que ficam muito contentes com a idéia de serem pessoas socialmente muito bem aceites, por terem muitos "friends" e muitos "comments" e muitos "fives"... serão, de facto? Ou não passam de pessoas inseguras que precisam de aceitação, venha ela de onde vier?
Compreendo este tipo de comportamento nos casos infanto-juvenis... mas na nossa idade, confesso que já não consigo entender muito bem. Nós somos de uma geração em que ainda se usavam as campaínhas em vez do "dou um toque e tu desces, tá?"... do tempo em que a presença física era vital para as brincadeiras, porque nem havia outra forma... do tempo dos telefones de rede fixa ("Ok! Ligo mais tarde, então. Obrigada") sem sms - o telefone toca, ou não toca; um PI PI não é coisa nenhuma... do tempo em que sabíamos sempre onde estava toda a gente - era no sítio do costume, claro!
Acho que tanta facilidade de comunicação nos leva a expôr demasiado o que cada um de nós é - nalguns casos, o que não é - e a criar relações que, no fundo, nem existem... que é feito das relações de qualidade de outrora?
Parece uma vida socialmente emocionante, mas não é! Mas ok... cada um é feliz à sua maneira!
P.S. Até reconheço que o Hi5 me fez reencontrar pessoas de quem não sabia há anos, mas na verdade, a maioria também não passou do espaço cibernáutico para a minha vida... os meus amigos estão comigo e, quem não está, é porque não me faz falta.

1 comentário:

xano disse...

Tens toda a razão!
Eu penso que estes Hi5's são o espelho de uma sociedade cada vez mais ausente, cada vez mais escondida atrás de identidades virtuais, de messenger's e afins.
Há quem realmente prefira "fives" a abraços ou beijos...
Eu preferia voltar ao tempo dos telefones fixos e ao toque da campainha...
E não me lixem!! Eramos bem mais felizes assim!!!