sábado, maio 23, 2009

Boa viagem, Avó F.


Hoje, acordei com o telefone. Era a minha Mãe. Olhei para as horas e estranhei. Eram cerca das 10h30 e a minha Mãe nunca liga de manhã. Sabe que eu só acordo à tarde e nunca liga de manhã.
- 'Soninha, a Avó morreu...'
Não foi um choque, nem sequer uma notícia inesperada. A minha Avó F. já estava doente há muito tempo e, com franqueza, se esquecermos o nosso egoísmo, há-de ter sido, para ela, um verdadeiro alívio, considerando o sofrimento que se arrastava há tanto.
A minha Avó F. nunca foi uma avó como os meus outros 3 avós. A Avó F. não era assim tão querida pelos netos - e éramos muitos - porque dificilmente vinha dali uma palavra ou um gesto de carinho, de afecto, de compreensão ou simples interesse. Às vezes, a minha avó F. era até mazinha...
A minha Avó F. ficou muito sozinha quando o meu Avô A. morreu. Era o Avô A. que nos puxava àquela casa, naquela terra Minhota. Do Avô A., todos nós gostávamos... muito! Ao contrário da Avó F., o Avô A. tinha um sorriso doce que já fazia parte da cara. O seu sorriso era como uma ruga imensa, irremediavelmente entranhada naquela expressão suave, que nos deliciava. Nunca se zangava. Nunca dizia que não. A Avó F., contrariamente, nunca dizia que sim e nunca estava feliz.
Acho que a minha Avó F. ganhou consciência de tudo isso quando morreu o meu Avô A. e todos ficaram mais ausentes. Com o passar do tempo, percebi que ela já me recebia com carinho. Percebi que gostava que eu a visitasse. Consegui ver a minha avó F. feliz com a minha presença, nas poucas visitas que lhe fiz depois da morte do meu Avô A. Percebi que a minha Avó F. aprendeu muito e já valorizava as pessoas.
Era, contudo, muito tarde. Muito se havia perdido, entretanto. A melhor fase para criar laços fortes com a minha Avó F. já tinha passado. Foi importante perceber que ela mudou, e porquê. Foi importante perdoar e esquecer. Foi importante, porque me permite conseguir chorar, hoje, com a sua morte. É bom sinal. Que dizer que houve coisas boas, mesmo que tardias...

Descansa em paz, Avó F. !

7 comentários:

[Ariana Aragão] disse...

Um beijinho SF.

Dry-Martini disse...

É bom saber de quem herdaste o sorriso. É bom saber que nunca é tarde para criar laços fortes :)

Os meus sentimentos! Sinceros. Sentidos

Um beijo (hoje sem XinXin)

Bi disse...

Podemos sempre criar laços, nunca é tarde demais...mas os laços que são quebrados ao longo da vida, jamais se recuperam com a mesma pureza com que se criam novos.

Elisabete Ferreira disse...

Boa viagem para a tua Avó F., é mais uma que vais ter lá de cima a (finalmente)sorrir para ti.
beijo do mundo.

Caracola disse...

Sfzinha, um beijinho muito grande para ti e que a tua avó R.I.P.

P.S. - Até nisto das avós somos parecidas! Chiça que até arrepia!

SF disse...

Um obrigada imenso... :)

CAP CRÉUS disse...

Um abraço :-(
"Que nunca te esqueças de te lembrar, que nunca te lembres de te esquecer"