domingo, fevereiro 11, 2007

IVG... sim ou não?

Sou, francamente, contra o aborto. Podia apresentar os meus mil e um motivos, mas não tenho que justificar-me e serão os mesmos que a maioria dos opositores apresenta... e desta discussão, já todos estaremos fartos, a esta altura. Não, porque não!
Contudo, convém também dizer que a penalização de quem o faz me incomoda, além de considerar que vivemos num balão de falsos moralismos que, um dia, irá rebentar e a verdade será chocante para todos. Acredito que as mulheres que o fazem se encontram num estado de desespero tal, que consideram aquela a sua única saída. Como acredito, igualmente, que carreguem esse peso na consciência para o resto da sua vida. Parece-me já um castigo suficientemente penoso, por si só.
Pesando os prós e os contras, tentando analisar friamente e racionalizar a questão, votei a favor da despenalização. Repito, a favor da despenalização... não do aborto. Hoje, numa reportagem pós-referendo onde já se vislumbravam os resultados, levei um abanão e as minhas dúvidas reinstalaram-se... uma defensora do SIM falava da sua óbvia vitória com enorme satisfação. Até aí tudo bem... mas afirmar que, agora sim, serão valorizados os direitos humanos e, agora sim, haverá a opção de escolher o que fazer da sua vida... Mau! Então esses direitos humanos e essa opção sobre a sua vida não se aplicariam também a uma outra vida que, bem ou mal, já lá está???!!!
.


Espero que esta despenalização não venha despoletar uma corrida aos bancos de hospital... espero mesmo! Como espero também que esta seja sempre uma decisão tomada conscientemente e não de forma leviana, a ponto de permitir descurar todos os meios de evitar chegar a este ponto. Sim, porque esses meios estão ao acesso de todos e sempre ficam de borla. Sem custos nem trabalhos...

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo...mas tou principalmente a favor q acabam as noticias q fazem referencia a recem nascidos encontrados em caixotes de lixo, ou casa banhos..etc.. e tb a favor da despenalização da mulher...Sim ou o Nao sao 2 questoes extremamente profundas q nao podem ser analisadas de forma levianas...eu nao fui votar ontem...pq estive no porto a pintar o meu apart. e nao deu para ir a Vlp...mas fiquei um pouco chocado com a reacção de certas pessoas quando o sim ganhou...com essa de Vitoria(segundo eles)...mas tb fiquei espantado com o comment de um medico da ordem com o seu mau perder...pareçe q quando a um Nao a surgir de qq lado?( nao queira dizer q eu seja a favor do nao)pareçe q voltamos na epoca do 25 de abril...toda gente clama revoluçaõ, mudança!!!...enfim dava para falar umas horitas sobre isso...agora vejamos o q o Sim vai trazer?
Fica bem...tens um blog interessante....e a tua escrita é agradavel...é pena vir de uma fatela como tu!!!! hehe...fica bem bj grande
oscar pires