quinta-feira, janeiro 25, 2007

Toda a verdade sobre os homens... por um homem!!!

É verdade que a guerra dos sexos é daquelas intermináveis, mas que não prejudica nem beneficia qualquer das espécies. É também verdade que, à custa de tanto se repetirem, há ideias que se assumem como certas sobre uns e outros. Umas delas serão mitos, mas outras talvez não...

Ora, o Sr. Phil McGraw, psicólogo conhecido como o "terapeuta da América", lançou o "Jogo do Amor", recentemente publicado em Portugal, e que nos esclarece sobre algumas dessas "verdades", enquanto se diverte a desmontar as idéias que nós, mulheres, temos dos homens.
É certo e sabido que homens e mulheres são diferentes (e muito), e o exemplo é qualquer coisa como: "Elas usam em média 7000 palavras por dia, eles apenas 2000" (bolas, nós falamos demais...). Ainda assim, andamos todos à procura do par ideal... e grande parte de nós acaba por achá-lo. Como diz o ditado, há sempre uma tampa para uma panela.

O "Jogo do Amor" foi um best-seller nos EUA. A ver como se dará por terras lusas...
Cá ficam algumas verdades e falsas verdades, a ter em conta:
...
"Os homens só pensam em sexo"
MITO
O sexo é realmente uma das prioridades deles. As sondagens confirmam: mal conhecem uma mulher, eles reparam no peito, na cintura e nas ancas, e imaginam o tipo de parceira sexual que ela poderá ser já as mulheres aproveitam o primeiro encontro para analisar a postura, a roupa e o cabelo deles. Ou seja, sinais exteriores de estabilidade e sucesso.
...
"Os homens fogem do compromisso e querem jogar eternamente"
MITO
Todos os homens passam por uma fase de saturação, em que deixam de pensar nas relações fugazes. "À semelhança das mulheres, os homens também anseiam por aceitação, aprovação, companheirismo e família. Querem sentir-se sexy, desejáveis e interessantes." Logo, não fogem sempre de uma relação mais duradoura.
...
"Os homens são uma réplica fiel dos paizinhos"
VERDADE
O terapeuta diz que a maior parte dos homens é um reflexo dos pais. Se tiver um sogro amável, é provável que o seu marido seja assim. Mas as características negativas também se herdam. "Todas as pessoas tendem a ser mais influenciadas pelo que vêem e vivem." Há excepções: quando o filho quer fugir à figura paterna por rebeldia.
...
"Os homens comparam todas as mulheres com a querida mãezinha"
VERDADE
Dr. Phil garante que os homens utilizam a relação com a mãe como referência para as relações amorosas. "O seu namorado está à espera que você assuma o lugar de mãezinha, que nunca deixou de o tratar como se ele tivesse 5 anos. Ele vai deixar a roupa suja no chão, sair à noite até tarde sem avisar..." Mesmo depois de casados, os homens permitem que as mães controlem a sua vida, o que pode afectar a relação.
...
"Os homens são uns imaturos insensíveis"
AUTO
Não passa de uma ideia feita, lançada por mulheres que passaram por experiências infelizes. O que acontece é que os homens são diferentes delas no que toca às emoções - expressam-se menos. "Os homens foram concebidos e preparados, do ponto de vista social, para serem menos sensíveis e emotivos porque se espera que ocupem posições que requerem menor capacidade de reacção emocional."
...
"Os homens têm de sentir que comandam a relação"
VERDADE
A culpa é do machismo no qual foram criados. O autor recorda que faz parte da natureza masculina querer dominar o rumo da relação - já controlavam a presa quando eram caçadores. Dr. Phil revela outro aspecto interessante que muda um bocado as regras do jogo: as mulheres são normalmente boas gestoras nesta matéria, dando a impressão de que são os homens que controlam, quando na realidade elas nunca saíram do comando.
...
"Os homens pensam que reconhecer as suas necessidades é dar parte de fraco"
VERDADE
A maioria dos homens não consegue reconhecer que tem uma carência afectiva porque foi educado socialmente para liderar. E um líder encara uma necessidade como uma fraqueza. Mas isto não significa que eles não tenham tantas necessidades emocionais como as mulheres. Acham é que, "se as reconhecerem, vão ser julgados e tomados como fracos". Só são sinceros se você não os julgar.
...
"Os homens só querem aquilo que não podem ter"
VERDADE
Eles são muito competitivos, por isso fantasiam com mulheres desejadas. Isso não quer dizer que todos sejam infiéis, mas provavelmente pensam mais no assunto do que elas. "Os homens são capazes de assumir compromissos sérios, mas por vezes respondem ao sentimento competitivo de protecção de território como o macho alfa, aquele que tenta dominar o rebanho."
...
"Os homens sentem-se intimidados pelas mulheres fortes"
VERDADE
Dr. Phil explica que os homens precisam de sentir que são necessários, e as mulheres de sucesso, fortes e com uma óptima vida social, assustam-nos. Eles questionam-se o tempo todo sobre o que lhes poderão oferecer e têm medo de ser rejeitados. "Os homens gostam de ser heróis, salvadores, cavaleiros andantes." Querem "sentir-se indispensáveis, porque acreditam que isso os coloca numa posição de segurança .
...
"Os homens são uns egoístas"
VERDADE
O instinto de sobrevivência masculino continua muito apurado, levando-os a pensar primeiro nas suas necessidades. Mas esta característica não é exclusiva dos homens. O psicólogo dizia que até os egoístas podem ser treinados.Como? "Tem de captar a atenção deles, compreender o que os motiva e cair-lhes em cima sempre que fizerem algo de estupidamente egoísta."

E agora?!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é...esta coisa de generalizar é natural, por razões diversas, nos seres humanos, mas a verdade é que temos muito que evoluir...é como alguem disse: Eu não me apaixono por Homens ou Mulheres mas sim por Pessoas...Todos diferentes e cada vez menos iguais!!!