quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Arrancada do baú




Verão de 1970. Ao que consta, era ver o mundo mexer ao som de Mungo Jerry 'In the Summertime'. Mesmo não gostando, era impossível não lhe reconhecer o ritmo.
Nasci em 1975... não vivi esse verão, mas devorava todos os clássicos e êxitos das últimas décadas. Sempre preferi os vinis dos meus pais à minha colecção - muito boa, por sinal - de músicas infantis, que a minha avó fazia questão de 'engordar' a cada dia. Como filha única, sem companhia de brincadeiras, tinha tempo suficiente para devorar tudo o que fosse livro e música lá de casa. Livro, música, revista, pedaço de jornal... onde houvesse meia dúzia de letrinhas agrupadas, eu estava lá. Todos se lembram que o Skip era 'recomendado pelas principais marcas de máquinas'... e eu sabia-as todas! Tinha tempo para tudo e não me escapava nada. Lembro esses tempos com alguma nostalgia. Foram bons. Muito bons! Hoje senti-lhe o cheiro, ao ouvir Mungo Jerry na rádio. Apeteceu para o carro e sair para balançar.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Para o grande raio que vos parta!!!

Aqueles cabrões de m**** decidiram mesmo armar a tenda nas scuts, perdão, portagens nas scuts, ainda este ano. São elas a que liga o Porto a Viana do Castelo, a que liga Matosinhos a Paços de Ferreira e a que liga o Porto a Mira.
Um dia estou a pôr um pé fora de casa e já pago qualquer coisa, tendo em conta que a minha casa tem excelentes acessos e este vai ser um país que só tem auto-estradas. Sim, porque... onde é que estão as alternativas?!!! Ah! Vão falar-me nas Estradas Nacionais... pois, de facto, já me tinha esquecido que existem. Não me lembrei eu nem os responsáveis pela sua manutenção, tal é o estado em que estão as desgraçadas.
Como contribuinte, devia ser informada que o meu dinheiro era só para as A.E., não vos parece? Se soubesse, evitava ficar doente, não perdia tempo a tentar ser um pouco mais letrada, nem começava já a fazer contas à (p***) de vida que temos para comprar um TT para os caminhos de cabras (vulgo E.N.) que nos deixam como opção.
Se estes gajos fossem todos levar na real bolha (esta frase, dita com todo o ênfase, por favor)... isso é que era!

Ah! Pois é...

Quem comprou, comprou...
Quem não comprou, comprasse!!!
.
A este sim, digo com todo o prazer: EU VOU!

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Mais da mesma...

... sempre da Sofia. Esta miúda é uma brincalhona. Desta vez desafia-me a revelar meia-dúzia (literalmente... 6) de insignificâncias sobre a minha tão (in)significante pessoa. Não é fácil, e quem me conhece sabe que sou cheia de vícios, hábitos manhosos, manias, rituais estranhos. Nenhum perigoso, descansem. Ora vamos lá...
1 - As minhas manhãs obedecem a um ritual que não pode, de forma alguma, ser contrariado. Se me trocam as voltas, desoriento-me e demoro mais um par de horas a arranjar-me. E não falem comigo... o meu cérebro está em repouso até sair e tomar café. É mesmo arriscado que o façam!
2 - Chego sempre tarde... sempre!!! E muito. Mas eu esforço-me. A sério que me esforço. Felizmente, os meus amigos já acham piada.
3 - Tenho a mania de andar atrás das pessoas a arranjar os tapetes. É impressão minha ou todos os gajos trazem cola nos sapatos? Parece que os tapetes se agarram aos pés, raios.
4 - Odeio que lavem a louça em minha casa. É a 'minha' louça, na 'minha' cozinha, e SÓ EU é que sei lavá-la bem. Ah! E não pode ficar uma só gota de água no lava-louça, no final. Nem uma manchita, ok?
5 - Tenho o estranho hábito de rodar o cigarro entre os labios, para humedecer ligeiramente o filtro, evitando que fique agarrado. Todos reparam, alguns criticam, outros brincam... e muitos acabam por ganhar esse mesmo 'estranho hábito'.
6 - Cultivo as minhas depressões. Fecho portas e janelas, não atendo o telemóvel e finjo que morri para o mundo, até me passar. Pior, divirto-me com isso e também já ninguém me liga. Saio, normalmente, renovada.
E já está! Muito mais havia a dizer, mas a Sofia diz que são só 6. Eu garanto que tenho algumas manias boas... a sério que tenho... acho!
E escolho agora 6 'vítimas' - para ser coerente - a quem passo a batata quente, por ordem alfabética:
Entre telas e pincéis
Estado de Insónia
Gaja que é gaja
Margarida
Mimo-te
Storming
No entanto, sintam-se à vontade para responder, todos aqueles a quem visito... eu gostava que o fizessem! :)

domingo, fevereiro 24, 2008

A morte anunciada

Só hoje me chegou aos ouvidos... devia estar mais atenta ao que se passa no mundo, porque já foi notícia no início deste mês.
Fundada em 1937, a Polaroid decide agora acabar com as célebres fotografias instantâneas. A primeira máquina foi lançada no mercado em 1948 e, após 60 anos, decidiram pôr termo ao que, ainda hoje, é das formas mais emblemáticas de 'eternizar momentos'.


A minha máquina de fotografias instantâneas é uma Fuji e foi-me oferecida já quando se davam os primeiro passos na era das máquinas digitais. Amei! Contudo, acho que esse meu fascínio por fotografias que apareciam lentamente debaixo dos meus olhos, nunca foi realmente compreendido, quando podia já optar por fotografias de qualidade superior, em suporte digital e yada, yada, yada... mas é paixão, e cada um tem as suas. E... obrigada!

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

As coisas mais simples

Nunca são as coisas mais simples que aparecem quando as esperamos. O que é mais simples, como o amor, ou o mais evidente dos sorrisos, não se encontra no curso previsível da vida. Porém, se nos distraímos do calendário, ou se o acaso dos passos nos empurrou para fora do caminho habitual, então as coisas são outras. Nada do que se espera transforma o que somos se não for isso: um desvio no olhar; ou a mão que se demora no teu ombro, forçando uma aproximação dos lábios.

- Nuno Júdice -

Vamos a L.U.M.E.

Lisboa - Santiago Alquimista - 28.02.08 - 23h00

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Je t'aime!




Pelo dia de ontem, que já me foi querido, em tempos... e ainda é importante para muitos, felizmente! Por todos os corações espalhados pela cidade, pelos cupidos com mão certeira, pela alegria de alguns pares... cá fica a intemporal 'Je T'aime... Moi Non Plus' de Jane Birkin & Serge Gainsbourg.

Ainda se fuma com glamour!!!

Fotografia: Duda Barreiros @ olhares.com
.
.
Almoço na baixa do Porto... sem cigarros, como começa a ser já habitual. Lamentavelmente, até os almoços se tornaram mais curtos. Café e a conta, depressinha... e 'bora lá p'ra fora, que a traça começa a ser desesperante. Uma caminhada em Santa Catarina, uma das ruas mais emblemáticas da Invicta. Podia dizer que 'há muito não venho à baixa durante o dia'... mas é mentira. Ainda esta semana me enchi de compras, feitas naquele reboliço de cidade grande (ou pequena, se formos falar de área). Adoro a minha baixa nestes dias solarengos de inverno. Mas detesto fumar à pressa... fumar enquanto caminho... só me atrapalha e não me dá gozo nenhum. Mas agora parece que somos todos uma cambada de toxicodependentes votados ao ostracismo, e para quem o único lugar que se reserva é... A RUA!!!
Ora então, seja! Na rua, mas com glamour... sentadinhos na esplanada do Magestic!
- Dois cimbalinos, por favor... e um cinzeiro!

domingo, fevereiro 10, 2008

E pronto...

Chega ao fim mais um fim-de-semana. Deixo-vos com uma musiquinha que aquece a alma, antiguinha que só ela, que me lembra 'A Testemunha', porque foi onde a ouvi pela primeira vez, ainda eu era miúda... Gosto mesmo dela. É calma, mas irrequieta!
(a Sofia sabe, concerteza, do que falo)



Será possível?!!!

Definitivamente, 'Sónia' não é nome de cozinheira... é muito mais de 'glutona', concerteza. :) Ontem decidi fazer um bolo de chocolate. Calma!!! Um daqueles que já só falta levar ao forno... que não dá trabalhinho nenhum a não ser sentar e comer, qui çá acompanhado de um chá de frutos silvestres. Aparentemente, nada havia ali que pudesse correr mal. Mas... pois! Eu consigo sempre fazer com que essa possibilidade aconteça, de facto.
.
Não é que deixei queimar o raio do bolo???!!!
Grrr...

As minhas palavras...

Manda a Sofia que indique as minhas 12 palavras favoritas... não manda mas pede, com tanto jeitinho que ninguém lhe diz que não.
Sou, claramente, uma 'gaja' de letras, e escolher 12 palavras não foi tarefa fácil. Se pudesse, indicava 20 ou 30 ou mais. Assim... indico 13. Gosto de palavras! Gosto de palavras pelo que me fazem sentir e lembrar. Pelo que significam, pela quantidade de músculos faciais que me obrigam a mexer quando as pronuncio, pelo enrolar da língua, pela dificuldade, facilidade, pelo quentinho que deixam cá dentro e - muitas delas - pela sonoridade. Cá ficam...
.
panópliapurpurinaimbrógliogirassolpapoilasexo

sorrisoluacaféazulsaudadepaixão e docinho... porque sim!

Convido-vos a todos... gostava de conhecer as vossas!

Às 'gajas'...

Fotografia: Maria Isabel Batista @ olhares.com
.
.
Cá fica um pedido de desculpa oficial, prometendo aqui, publicamente, que o café vai, efectivamente, acontecer, nem que para isso me desloque propositadamente à capital... porque estas são 'gajas' que merecem. Marquem dia, hora e local e... contem comigo! :)

Fim-de-semana com a Storming

Resumidamente, foi muito... mesmo muito... assim:
- fomos (muito) às compras,
- bebemos (muito) chá,
- comemos (muito) e
- falamos (muito) como os tolos.
.
Não há muito a dizer, para além de:
Gosto muito de ti!!!
.

Fotografia: Carlos Loff Fonseca @ olhares.com